A Infraestruturas de Portugal reforça a sua aposta na cultura através do apoio à divulgação do festival na sua rede de mupis e nos suportes digitais do Grupo.
Com uma longevidade de mais de vinte anos, os Encontros da Imagem realizam-se em Braga e são uma referência a nível nacional e internacional nas artes visuais.
A 34ª edição vai decorrer de 20 de setembro a 3 de novembro, com epicentro em Braga e passando também por Guimarães, Barcelos, Porto e Avintes (Gaia).
Contando com uma vasta participação de artistas portugueses e estrangeiros, os Encontros da Imagem mostram as várias vertentes da fotografia - histórica, documental e conceptual.
As exposições são coordenadas pelo Museu da Imagem e espalham-se por outros espaços da cidade como a Casa dos Crivos, a Torre de Menagem, o Museu dos Biscainhos e o Mosteiro de Tibães.
O programa geral do festival inclui ainda projeções, conversas, apresentações de livros, leituras de portfólios e sessões de cinema. No ano do 50º aniversário do 25 de Abril, parte da agenda vai refletir a História e o colonialismo, tendo a secção expositiva alusiva a curadoria de Elina Heikka, antiga diretora do Museu Finlandês de Fotografia.
Em paralelo, há de novo três prémios a concurso: Discovery Award, Photobook Award e Emergentes-Portfolio Reviews Award, respetivamente para novos artistas, para o livro de fotografia do ano e para o melhor portfólio, que teve mais de 800 candidaturas. Já o ciclo de cinema vai decorrer entre a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS) e o Theatro Circo, com películas como “Ato dos Feitos da Guiné” (1979), de Fernando Matos Silva, e “Águas do Pastaza” (2022), de Inês Alves.
O evento é promovido pela Associação Cultural Encontros da Imagem, tendo o apoio da Direção-Geral das Artes, da Câmara Municipal de Braga e da Universidade do Minho, entre outras entidades.
A exposição pode ser visitada de quarta a sábado, das 14h30 às 18h30.
Data de Início:20 Setembro 2024
Data de fim:03 Novembro 2024
Mais informação no site do Encontros de Imagem